As cores da sua empresa | O emprego delas exige tradução da alma do negócio

As cores da sua empresa | O emprego delas exige tradução da alma do negócio

Dentre os diversos fatores de Marketing que exercem influência no comportamento do consumidor e no relacionamento que a empresa mantém com ele, a cor é um elemento que merece destaque.

Quando se trabalha na gestão de um negócio, deve-se pensar em tudo, principalmente nos detalhes. Nos dias de hoje, tão mais importante do que prestar bons serviços e oferecer produtos com qualidade, agregando valor e oferecendo um atendimento diferenciado, é preciso pensar, de forma estratégica, na atmosfera do negócio; ou seja, em sua alma, nos aspectos intangíveis proporcionados. Os relacionamentos devem, pois, criar experiências satisfatórias.

As cores, certamente, constituem um elemento-chave nesse processo, uma vez que o emprego delas exige tradução da alma do negócio, do que ele exatamente representa e do posicionamento que se busca criar na mente das pessoas, particularmente entre os clientes.

Pense desta forma: se uma empresa atua na área de alimentação, dos fatores que seus clientes consideram importantes, os destaques recaem à higiene. Você concorda com isto, dentro de um princípio lógico? Pois bem: e qual cor é representativa de higiene? A branca. Portanto, teoricamente, este restaurante, por exemplo, precisa trabalhar com a cor branca ou outra, clara, que traduza, na prática, uma imagem de higiene e de limpeza.

Outro exemplo: se uma empresa quer oferecer o item “segurança” em seus serviços, quais as cores mais adequadas para traduzir este benefício? A cor branca novamente é uma delas e, a segunda, a cor azul, num tom mais suave. Uma empresa aérea precisa oferecer segurança em seus serviços? Claro! Pois pense, agora, nas empresas que oferecem tais serviços e quais são as cores que elas utilizam. Observe como há uma justificativa para tudo.

Agora pense nos benefícios que os clientes esperam que sua empresa ofereça; pense também na imagem que eles têm da empresa e nas características que você deseja que eles identifiquem. Trabalhe com a percepção do cliente, colocando-se na condição dele ou ouvindo-o pessoalmente, se for possível.

Feito isto, identifique as cores que traduzem, na prática, tais combinações. Para facilitar este exercício, procure as referências em algumas das características de cada uma das cores:

Amarelo: traduz prosperidade, purificação e luminosidade, provocando um estado de ânimo impreciso; dispersa a atenção e não é indutor de uma ação de resolução; pode estimular o raciocínio; o amarelo é a primeira cor percebida pelo olho humano e traz alegria e calor;

▪ Azul: tem função de calmante e, em alguns casos, substitui o verde, fazendo referência ao meio-ambiente; é relaxante e agradável, com grande utilidade para combater a ansiedade e os preços muito elevados; traduz paz e serenidade; simboliza a fidelidade e a harmonia;

▪ Branco: representa paz, pureza, felicidade, misticismo e higiene; abre a consciência para o infinito;

▪ Cinza: adequado para casos onde não se deseja chamar a atenção; representa até, em alguns casos, falta de higiene;

▪ Laranja: identifica saúde e força;

▪ Lilás: representa a sorte e transforma as energias negativas em positivas;

▪ Preto: transmite a sensação de algo absoluto e definitivo;

▪ Rosa: pode ser utilizado em áreas de atendimento e reclamações do consumidor; traduz realeza e poder, autoridade e sabedoria; representa amor, harmonia e esperança;

▪ Verde: inspira repouso, simpatia, cordialidade e equilíbrio; representa vida e esperança, saúde, bem-estar e estabilidade;

▪ Vermelho: ligado à paixão, amor, coragem, perigo, guerra e fogo, faz referência, também, a algo quente, saboroso e rápido; ideal para chamar a atenção; tem aplicações adequadas no setor de alimentação; traduz energia, força física e vitalidade; desperta a vontade e precisão nos resultados;

▪ Violeta: predispõe o ânimo para a tristeza e reflexão.

Se no exercício anterior foi identificado que, na prática, você está sintonizado com os resultados apurados, parabéns! Do contrário, é melhor começar a rever o uso que faz das cores na sua empresa, pois há um distanciamento entre as cores que você utiliza e aquelas que, efetivamente, seriam as mais adequadas para representar o propósito do seu negócio. É preciso pensar com seriedade nisto!

Muito embora a aplicação das cores tenha um resultado prático para empresas que operam no varejo, onde o ato de comprar precisa ser capaz de provocar sensações e experiência nos consumidores há um grande espaço para a utilização de estratégias cromáticas em outros setores do mercado, até mesmo no ambiente interno das empresas, com benefícios aos funcionários.

O uso adequado das cores no seu negócio colabora, e muito, para a construção de uma imagem competitiva; o uso inadequado pode, até, levar ao fracasso, dentro de outras dimensões de estudo. A estratégia cromática pode ser um fator de criação de vantagem competitiva, quando bem utilizada dentro das associações aqui recomendadas.

Desenvolvido pela TBr Web
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).