Fluxo de caixa | Crie o hábito de verificar e registrar todo movimento financeiro

Fluxo de caixa | Crie o hábito de verificar e registrar todo movimento financeiro

O Fluxo de Caixa é uma ferramenta simples para trabalhar, extremamente útil e poderosa para tornar a gestão financeira de sua empresa mais eficiente, auxiliando no planejamento financeiro e fornecendo informações para tomada de decisões.

Ele é considerado um dos principais instrumentos de avaliação da capacidade de uma empresa gerar recursos. Permite analisar como a empresa desenvolve sua política de captação e aplicação de recursos, o acompanhamento entre o projetado e o efetivamente realizado, identificando as variações e suas causas.

Sua construção tem início a partir do levantamento de informações conhecidas e projetadas, resultando numa demonstração visual de todas as entradas e saídas de recursos financeiros distribuídos numa linha de tempo futuro possibilitando avaliar e gerenciar o melhor momento de repor os estoques, comprar ativos, fazer investimentos, promoções de vendas, dentre outras operações para melhorar o seu negócio.

Sua projeção pode ser realizada em base diária, mensal, trimestral ou anual, e nem é necessários grandes investimentos em informática, visto que, tem muitos sistemas no mercado de baixo custo. A pequena e média empresa pode ainda se utilizar de uma simples planilha. A principal condição para a sua construção é a existência de uma cultura de controle e planejamento. É preciso, portanto, criar o hábito de verificar, analisar e registrar todos os dias a movimentação financeira para que se perceba a utilidade que uma simples ferramenta pode oferecer à sua empresa.

Ao fazer o Fluxo de Caixa o empresário poderá utilizar a ferramenta correta para auxilinar na tomada de decisões. Para a projeção dos valores devem ser consideradas as seguintes informações:

Saldo inicial de caixa é o valor existente no caixa no início do período, composto por dinheiro, cheques, saldos bancários etc.

Entradas de caixa correspondem aos recebimentos de clientes, duplicatas, faturas de cartão de crédito etc.

Saídas de caixa correspondem aos pagamentos de fornecedores, pró-labore, salários, aluguéis, impostos, água, energia elétrica, telefone etc.

Saldo final de caixa representa o valor obtido pela soma do Saldo inicial de caixa com as Entradas de caixa e diminuído pelas Saídas de caixa. O Saldo final de caixa do período será também o Saldo inicial de caixa do período seguinte.

Com o caixa controlado o empresário pode aproveitar melhor das oportunidades que o mercado oferece e ter a visão no longo prazo de possíveis ameaças que poderão afetar o seu negócio. A empresa poderá dispor de tecnologia de última geração, processos bem definidos, colaboradores competentes etc., mas é na administração do caixa o porto seguro para todos os empresários. O controle do caixa garante lucro e estabilidade ao empreendimento.

Dicas importantes:

1   Controle o fluxo de caixa diariamente;

2   Faça a projeção das contas a pagar e a receber dos próximos meses;

3   Fique atento aos prazos de vencimento, ao crescimento dos valores das contas a pagar e da inadimplência;

4   Não misture contas pessoais com as contas da empresa;

5   Nunca desvie o capital de giro para outros investimentos;

6   Sempre tenha uma reserva de dinheiro para as despesas não esperadas;

7   Controle a entrada e saída dos estoques;

8   Crie incentivos para que os clientes paguem à vista;

9   Por fim, tenha sempre foco no atendimento das necessidades de seu cliente.

Edição | 1607

Desenvolvido pela TBr Web
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).