Indicadores econômico-financeiros são essenciais à avaliação do desempenho da atividade empresarial

Indicadores econômico-financeiros são essenciais à avaliação do desempenho da atividade empresarial

As demonstrações financeiras das empresas como o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Exercício, a Demonstração dos Fluxos de Caixa e a Demonstração do Valor Adicionado contém informações relevantes para os seus gestores e para os usuários que mantêm com ela uma relação de negócios. A utilização de indicadores derivados das informações dessas demonstrações é de suma importância para a administração de uma empresa de qualquer porte ou natureza.

Indicadores contábeis de maior relevância

Inúmeros índices podem ser calculados a partir das demonstrações financeiras. Cada um serve a uma finalidade específica. A sua importância será sempre relativa, dependendo da finalidade que se tem em vista.

Na impossibilidade de comentar todos, selecionamos indicadores que focam aspectos mais gerais e essenciais à avaliação do desempenho da atividade empresarial. São eles: o Retorno sobre as Receitas; Retorno sobre o Investimento; Grau de Endividamento; e, Índices de Liquidez.

Os dois primeiros dão conta da rentabilidade da empresa, enquanto que os dois últimos auxiliam a gerência na identificação de situações de ameaça à sua sobrevivência por excesso de endividamento ou por falta de liquidez.

Retorno sobre as receitas

Mostra o êxito (lucro) alcançado por uma empresa na obtenção de um preço de venda de seus produtos acima dos custos e despesas totais de produção, comercialização e administração. Representa a margem operacional líquida da empresa. Como tal, indica a força ou debilidade da sua posição no mercado.

· RR = Lucro Líquido / Receita Operacional

Comparando este índice com o da concorrência ou com resultados anteriormente obtidos pela própria empresa teremos um indicador significativo do seu desempenho, lembrando que a lucratividade também é um dos pilares que sustentam todas as empresas.

Retorno dos investimentos

É o poder de ganho da empresa. Mostra o quanto a empresa está obtendo de retorno em relação aos seus investimentos totais. Por meio dele pode-se também determinar o payback, ou seja, em quanto tempo se recuperam os investimentos totais efetuados no negócio.

Em se tratando de retorno sobre investimentos, dois objetivos podem ser esperados: o retorno geral da empresa e o retorno atribuível aos seus proprietários.

No primeiro, o retorno é obtido pela divisão do Lucro Líquido pelo total do Ativo:

· RI = Lucro Líquido / Ativo Total

No segundo caso, o mesmo Lucro Líquido é dividido pelo Patrimônio Líquido, indicando a rentabilidade do investimento feito sobre o capital próprio:

· RPL = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido

Estamos diante de um índice de extrema importância. No aspecto gerencial, o índice comparado com a concorrência ou com a história da própria empresa é um indicador confiável da qualidade da sua administração. Já no aspecto dos recursos pessoais, indica aos investidores qual o nível da remuneração oferecida pela empresa aos seus recursos, permitindo-lhes, em casos extremos, decidir quanto à conveniência de destinar futuros recursos, a alternativas mais rentáveis.

Grau de endividamento da empresa

Tem por objetivo descobrir a proporção dos Ativos financiados com recursos de terceiros, representando, portanto, o grau de endividamento desses ativos:

· GEE = (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante) / Ativo Total

Também é conhecido como índice de débito, mede a porcentagem dos recursos totais provenientes de credores, incluindo todas as obrigações, inclusive as de longo prazo. Os credores preferem índices de endividamento moderados, quanto menor o índice, maior será a sua margem de segurança, em caso de liquidação. Já os proprietários buscam maior fonte de recursos para alavancar os seus ganhos.

Obviamente, quanto menor for essa proporção, mais tranquila será a situação da empresa e maior a facilidade da obtenção de eventuais empréstimos. O ideal para a análise desse índice é efetuar uma comparação desses resultados com os de empresas do mesmo ramo de atividade ou de períodos anteriores da própria empresa.

Índices de liquidez

Avaliam a capacidade da empresa para honrar os seus compromissos com terceiros de curto prazo (até 360 dias) e é provavelmente o mais usado. Os índices de liquidez são de especial interesse para bancos, fornecedores e credores no curto prazo da empresa.

Entre os tipos de índices de liquidez, os mais importantes são: Liquidez Corrente que considera, no seu cálculo, o valor total do Ativo Circulante incluindo os Estoques; e, Liquidez Seca que exclui do seu numerador o valor dos Estoques, cuja certeza de conversão em dinheiro em prazo curto pode ser discutível. Assim, os índices, são:

· ILC = Ativo Circulante / Passivo Circulante

· ILS = (Ativo Circulante - Estoques) / Passivo Circulante

Quanto maior o resultado desses índices, melhor para a empresa. Por exemplo, um quociente de 1,40, significa que a soma do Ativo Circulante excede de 40% ao valor de seus compromissos representados no Passivo Circulante. Para cada R$ 1,00 de dívida de curto prazo, a empresa dispõe de R$ 1,40 de recursos disponíveis. Por outro lado, um índice também muito elevado não é satisfatório, pois incluirão nesse Ativo, recursos que poderiam ser bem melhor aplicados.

Desenvolvido pela TBr Web
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).