Gestão de Patrimônio | Como administrar e dimensionar a riqueza da empresa

Gestão de Patrimônio | Como administrar e dimensionar a riqueza da empresa

O objetivo principal da Contabilidade é o estudo da formação e da mutação do Patrimônio por meio da coleta, armazenamento e processamento das informações dos atos e fatos que alteram a massa patrimonial. Portanto, contabilidade é um sistema de informação que facilita e torna eficiente a tomada de decisões que controla o conjunto de riquezas de propriedade de pessoas e/ou empresas (patrimônio), representada por bens, como terrenos, prédios, veículos, equipamentos etc.

Controle

Para a contabilidade, o conceito de controle está relacionado ao registro e à mensuração dos elementos patrimoniais (bens) na moeda corrente do país. Junto com a identificação e descrição, a contabilidade deverá atribuir o valor desses bens. Esse processo é denominado de escrituração contábil.

Além dos bens, outros elementos compõe o patrimônio, também considerados como riquezas. São os direitos e obrigações. Direitos, são os valores a receber de terceiros, como duplicatas, promissórias e títulos a receber, valores depositados em bancos, aplicações financeiras, adiantamentos etc. No momento em que nasce o direito de uma pessoa ou de uma empresa, nasce uma obrigação para terceiro, de pagar, de restituir, de entregar mercadorias etc.

Podemos, então, definir Patrimônio como sendo o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou empresa (ou entidade).

Formação do patrimônio líquido

Os bens e direitos, por serem desejáveis, são considerados elementos patrimoniais positivos, e, as obrigações, por serem de caráter restritivo, são consideradas elementos patrimoniais negativos. Dessa percepção, pode se criar a equação de igualdade (equação fundamental da contabilidade), ao mesmo tempo em que foi criado outro elemento, obtido pela sua diferença, que é o patrimônio líquido.

Portanto, Patrimônio Líquido é o resultado da somatória dos elementos patrimoniais (bens e direitos, subtraídos das obrigações):

Patrimônio Líquido = Bens + Direitos – Obrigações

(PL = B + D – O)

Tudo na contabilidade gira em torno dessa equação, que deu origem ao moderno conceito de contabilidade e das partidas dobradas. O patrimônio líquido é a medida de riqueza, na comparação com diferentes empresas. É maior ou mais rica a empresa que tem mais patrimônio líquido.

Equação de equilíbrio patrimonial

Formada a equação fundamental de contabilidade (PL = B + D – O), foi possível estruturar a Equação de Equilíbrio Patrimonial:

Bens + Direitos = Obrigações + Patrimônio Líquido

(B + D = O + PL)

Convencionou-se então denominar o lado esquerdo da equação de equilíbrio patrimonial de Ativo (bens e direitos), e o lado direito de Passivo (obrigações), evidenciando ainda a riqueza efetiva por meio do patrimônio líquido.

Balanço patrimonial

Ao conjunto de ativo e passivo denominamos de Balanço Patrimonial. O nome Balanço nos remete à ideia de equilíbrio entre o Ativo, que compreende os bens e direitos, e o Passivo, que compreende as obrigações e o patrimônio líquido.

O balanço patrimonial é um relatório estático, de apoio à administração, representando o conjunto patrimonial da empresa em dado momento. Evidencia os efeitos patrimoniais e financeiros de uma empresa (ou entidade) de acordo com as suas características econômicas.

Desenvolvido pela TBr Web
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).