Criatividade │ A diferenciação requer investimento em educação

Criatividade │ A diferenciação requer investimento em educação

A importância do autoconhecimento para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa.

A diferenciação faz parte do programa de sensibilização. Estamos na Era da Comunicação, da Cooperação e do Conhecimento - a Era do Ser, que busca a evolução pessoal e social. O poder passa a vir de coisas abstratas - criatividade, ideias, serviços e comunicação.

Refletir e aceitar a diversidade

A empresa precisa refletir e aceitar a diversidade da sociedade, o que a fará enriquecer, tornando as pessoas mais flexíveis e, consequentemente, trazendo melhores resultados para os negócios. Dentro da visão holística, cada indivíduo é um pequeno sistema que constitui sistemas maiores que estão à sua volta, vivendo todos de maneira integrada.

Empresas que aprendem sempre

As pessoas necessitam desenvolver habilidades para criar, adquirir e transformar o conhecimento de forma a poder mudar o seu próprio comportamento. Na verdade, as pessoas devem ser preparadas para mudar permanentemente - pensamentos flexíveis, preparadas para o novo. As empresas precisam mudar seu relacionamento com os colaboradores e vice-versa: de um lado, o indivíduo mais consciente e, de outro, uma empresa de aprendizagem.

Respeitando a diferença

Cada ser é único e distinto. Cada ser traz para a empresa seus traços físicos, biológicos, emocionais, mentais, crenças e valores. Cada indivíduo expressa de maneira diferente as sensações, pensamentos, intuições e sentimentos.

Semelhante e diferente

Muitas empresas buscam, por meio de programas estruturados, incluir a diversidade em seu quadro de colaboradores. É um processo que requer investimento em educação e não apenas um treinamento de integração. Sua empresa pode criar o chamado “Espectro da Diversidade”, no qual os colaboradores possam vivenciar várias situações que envolvem as diferenças, abordando-as de maneira positiva. É preciso que todos os colaboradores participem, principalmente os recém-contratados.

Função social da empresa

Exteriormente somos muito parecidos, mas cada um é único. Desempenhamos diversos papéis: pai, empregado, irmão, irmã, trabalhador. Mas interiormente existe um ser que não muda. Nossa sede de preenchimento, nosso desejo de mudança e nossa procura por satisfação não muda.

Cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente frente às ações sobre o meio. Cada um pode descobrir os seus condicionamentos, a harmonia e ser diferente. Utilizando o pensamento, sentimento, sensação ou intuição, cada pessoa tem a capacidade de mudar para melhor. Não importa a idade e nem quais estruturas de comportamento tenham aprendido, o homem é capaz de modificar sua própria conduta para, de forma contínua, melhorar.  

Desenvolvido pela TBr Web
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).