Como implementar o planejamento estratégico

Como implementar o planejamento estratégico

Como implementar o planejamento estratégico

Participação da equipe é fundamental para o sucesso do projeto

Nas matérias anteriores abordamos temas e informações que mostraram boa parte do caminho para a elaboração do Planejamento Estratégico de longo prazo de uma empresa:

• desenvolvimento de indicadores para medir resultados;

• monitoramento do ambiente externo;

• preparação do cenário, avaliação de pontos fortes e fracos;

• elaboração da missão e da visão;

• estabelecimento de objetivos e metas, e escolha da melhor estratégia.

O desenvolvimento passo a passo desse conjunto de temas resulta nos aspectos fundamentais de um Plano Estratégico. Uma boa estruturação unindo esses elementos fará com que eles se transformem em um Plano Estratégico sólido. O objetivo será mais facilmente atingido quanto mais as etapas citadas forem realizadas em um ambiente de cooperação positiva entre os responsáveis e os demais colaboradores da empresa. Tendo-se então um plano, como fazer para implementá-lo, transformando-o em realidade, para que a empresa possa colher os frutos esperados?

Para muitos autores, essa é a parte mais difícil de todo o processo e depende de muitos fatores. Um dos mais relevantes para o sucesso do Planejamento Estratégico está relacionado com o ego das pessoas. A experiência mostra que, quando as pessoas diretamente ligadas às tarefas de execução, participam também da etapa de elaboração do plano, existirá um maior comprometimento e facilitará a realização das ações. É o poder da coesão de toda equipe, desde o início.

A experiência mostra também que, quando um plano é elaborado por um líder que o impõe para sua equipe, as probabilidades de fracasso aumentam. Outro elemento importante é o desdobramento em um plano de ação, definindo-se as pessoas que irão executá-lo, ou seja, quem faz o quê, quando, onde, como e a que custo: as responsabilidades e obrigações serão de todos. As reuniões periódicas de controle da execução do plano, e os ajustes adequados, também são fatores relevantes para a implantação. Estes são sinais confiáveis de uma boa gerência, passos fundamentais para que os resultados sejam atingidos.

Desenvolvido pela TBr Web
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).