Trabalho + Família = Desafio Atual

Trabalho + Família = Desafio Atual

Menos de 50% das empresas adotam políticas nesse sentido.

Aos oito anos, o pequeno Rafael Nascimento colocou na porta do quarto dos pais um quadro de madeira com a frase “Proibido Falar de Trabalho”. Apesar da pouca idade, ele já sinalizava a necessidade de relacionamento com o pai, que sempre estava trabalhando e ocupado com os compromissos da multinacional. O pai do menino, o engenheiro Fernando Nascimento, é um dos muitos profissionais que têm dificuldades para conciliar trabalho e família. Mas, o que seria preciso fazer para equilibrá-los?

Um estudo da Escola de Negócios da Universidade de Navarra (IESE), na Espanha, realizado pela primeira vez com 100 empresas brasileiras, sendo 67 de grande porte e 33 médias e pequenas, mostra que nem todas as empresas proporcionam a busca do equilíbrio entre família e trabalho ao profissional. O levantamento foi feito com base no modelo International Family-Responsible Employer Index (Ifrei).

Este índice foi criado pela Universidade para identificar os programas das empresas de conciliação entre trabalho e família. Aplicada desde 2000, em 19 países, a metodologia já avaliou 3,8 mil companhias no mundo todo. O estudo mostra que há diferenças significativas no modo como as empresas grandes e pequenas lidam com a questão. Estas últimas ajudam mais os colaboradores porque há maior proximidade no ambiente de trabalho. Muitas organizações, inclusive, promovem confraternizações para integrar funcionários e familiares.

Para Kátia Mestriner, psicóloga e psicoterapeuta de grupo, as empresas atuais estão investindo muito na qualidade de vida do colaborador e da sua família em busca da alta produtividade. “As empresas perceberam que um funcionário feliz tem maior produtividade, pois esta decorre do sentimento de satisfação e reconhecimento no ambiente de trabalho e, inclusive, da própria família. As organizações descobriram que o ser humano é integral, em qualquer ambiente”, conta.

Como exemplo, ela cita os eventos denominados “open-house”, organizados por grandes empresas que convidam os parentes dos funcionários para conhecerem o ambiente de trabalho, gerando satisfação e maior aproximação entre eles. Mas nem tudo é perfeito. Este mecanismo utilizado pelas empresas ocorre, principalmente, pelo excesso de trabalho que vem sendo requisitado de uma parcela de colaboradores. “Hoje, há menos pessoas para produzir mais, e cada vez melhor”, lembra Kátia. Assim, só com muito esforço dos profissionais é que as empresas poderão alcançar os seus objetivos cada vez mais exigentes.

Desenvolvido pela TBr Web
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).