A liderança do SER: Sensibilizar, Educar e Realizar

A liderança do SER: Sensibilizar, Educar e Realizar

Os especialistas em gestão não se cansam de dizer que a diferença entre uma empresa e outra, na competitividade, são as pessoas. Pois elas precisam estar preparadas para que o negócio prospere. Alessandro Natal, Coordenador Administrativo da empresa Fermentec, consultoria especializada em fermentação alcoólica, não pensa diferente. A diferença em sua análise está na objetividade em apontar os caminhos que as empresas devem seguir se quiserem superar suas limitações.

Segundo Natal, o caminho deve ser o mais simples possível: trabalho em equipe. Só que amparado por um princípio que não dá margem a superficialidades. A equipe precisa compreender que o conhecimento está acima de tudo e deve estar orientado por uma filosofia de conduta do tipo “conheças a ti mesmo e conhecerás o mundo”. Este autoconhecimento não pode estar desalinhado com os propósitos da empresa. Pois a identificação do colaborador com o trabalho que vai desenvolver na estrutura corporativa deve gerar comprometimento. A integração entre as partes, segundo ele, certamente gerará a sinergia necessária para o avanço constante.

Natal entende que as práticas empresariais de gestão, que levam em consideração o desenvolvimento humano, ganham importância nas empresas preocupadas em se ajustar para atender aos novos desafios do mercado. No entanto, o ambiente de trabalho da maioria das empresas brasileiras ainda é tomado por indefinições de procedimentos, as metas não são claras e há conflitos entre o que se almeja como negócio e o desejo profissional de seus colaboradores.

Bloqueios nas relações interpessoais e falta de transparência e constância de propósitos muitas vezes fazem com que colaboradores não se identifiquem com o projeto em que estão envolvidos. Com isso as empresas se desgastam e perdem o foco. O reflexo do desgaste é a perda da competitividade. A oxigenação desse tipo de ambiente só é possível com um bom líder, que consegue valorizar e aplicar corretamente as competências de sua equipe e investir no conceito do SER, sendo o S de sensibilizar, o E de educar e o R de realizar.

”O líder centralizador que dá ordem e delega funções não faz mais sentido, é coisa do passado”, diz Natal, dando seqüência a um raciocínio árduo e crítico aos empresários que buscam saídas fáceis aos seus problemas de gestão: “Bem como não faz mais sentido perder tempo em busca de um salvador da pátria para liderar equipes. Perde tempo e dinheiro a empresa que investir em palestras com conteúdos inaplicáveis, que não se ajustam à prática do dia a dia, e apenas mexem com o emocional das pessoas”. 

O especialista diz com franqueza que não acredita em palestras motivacionais. “Elas são boas apenas para sensibilizar o ouvinte porque no dia seguinte, se as práticas de gestão não sustentarem o discurso motivacional, tudo o que foi dito fica disperso”. Em síntese, ele centra força na educação, no ambiente adequado de trabalho e na proposta de vida dos colaboradores, que são o pano de fundo para o envolvimento. 

“A gestão de competências é a base do bom desempenho num modelo de liderança situacional, em que o perfil do colaborador é ajustado à tarefa que ele vai desempenhar na estrutura e as responsabilidades são bem definidas. Todo colaborador deve saber os seus limites e aceitar as críticas sem se esquivar de suas responsabilidades e de eventuais erros que possam cometer. A transparência nessa relação é um grande passo para que todos se superem e se desenvolvam. O grande líder é aquele que consegue criar esse ambiente sem se perder em invencionices”, conclui.

Desenvolvido pela TBr Web
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).