Gestão | É a administração quem define o sucesso da empresa

Gestão | É a administração quem define o sucesso da empresa

Uma empresa é, normalmente, uma sociedade de pessoas e de capitais. É de pessoas, porque duas ou mais pessoas se unem em sociedade para a exploração de uma determinada atividade. É de capitais, porque não são apenas as pessoas que se juntam, mas, também, seus recursos financeiros (capitais) que, unidos em sociedade, passam a constituir uma nova pessoa, ganhando inclusive personalidade jurídica.

O diferencial é que "essa pessoa jurídica" não possui pernas, braços e nem cérebro. Ela precisa da "cabeça" de outras pessoas para se conduzir no mundo dos negócios. Daí surge a necessidade da administração da empresa.

A administração é citada no livro "Como Formar o Preço de Venda" de Jovi Barboza e Genival Ferreira (Editora Flamar, 2002) como uma instituição dentro da empresa, cuja finalidade é dar mobilidade, fazer com que a empresa se mova, ande, caminhe. É, enfim, a administração que se faz braços, pernas e cérebro da pessoa jurídica.

Se a administração for bem feita, a empresa crescerá, gerará lucros e cumprirá sua função social. Se não for, adoecerá, como qualquer pessoa, e poderá até "morrer".

A doença da empresa pode estar nas finanças, na economia, no patrimônio da empresa, quebrando seu equilíbrio e levando os sócios a perderem o que investiram.

Para que tudo dê certo, ou quase certo, numa empresa, é necessário que se faça uma administração boa e correta, adequada ao tipo e ao momento da empresa e às condições de mercado em que ela se encontra.

Em qualquer tipo de negócio, grande ou pequeno, a necessidade administrativa é a mesma: planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.

Os grandes mestres da Administração de Empresas, como Peter Drucker, por exemplo, difundiram essa expressão ao longo de muitos anos para determinar o modelo ideal de comportamento do empresário.

Planejamento, organização, coordenação, comando e controle: receita para a perfeita administração. Aplicando, dá certo.

Cinco chaves para o sucesso empresarial

A boa administração é aquela que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço, envolvendo várias etapas importantes:

• Planejar é a ação onde estabelecemos as estratégias que iremos adotar para atingir os objetivos.

• Organizar é deixar claro como será feito, quem irá fazer, o que, quando, onde e porque.

• Coordenar é harmonizar os esforços de um grupo de pessoas.

• Comandar é fazer cumprir as ordens estabelecidas.

• Controlar é medir e avaliar se os resultados obtidos estão dentro dos objetivos previstos.

Desenvolvido pela TBr Web
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).